Hamilton Júlio recebe Comenda Ordem do Mérito SBUS

Com grande satisfação, a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS) condecorou o professor Hamilton Júlio com a Comenda Ordem do Mérito SBUS, por seu desempenho em prol da vida acadêmica e defesa profissional de excelência junto a Ultrassonografia do Brasil. A solenidade aconteceu durante o 22º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS.

Hamilton Julio, agora comendador da SBUS, possui uma marca de grandes realizações dentro da Ultrassonografia no Brasil. Seu nome está nos livros de história e em constante presença nos dias atuais. Ele conta sobre sua percepção da Ultrassonografia nas últimas décadas. “O ultrassom é um método que veio, viu e venceu. Começou pela Obstetrícia e trouxe um avanço fantástico”, pondera.

Segundo ele, a Obstetrícia, antes do Ultrassom, principalmente nos primeiros três meses da gestação, era um terreno totalmente desconhecido. “Se uma mulher tinha uma ameaça de abortamento e estava sangrando, não tinha como saber se o feto estava vivo ou morto. Apenas na evolução, quando a mulher abortava, que se percebia os problemas”, lembra.

O ultrassom transformou esta realidade para um diagnóstico que Hamilton Julio chama de “segundinos”. “Em questão de segundos se usa o ultrassom e se descobre se o coração está batendo ou não”, explica. Ele acrescenta que o ultrassom se espalhou para outras áreas, ocupando papel fundamental em toda a Medicina. “Um pronto-socorro não é completo se não tiver um aparelho de ultrassom à disposição dos ultrassonografistas”, avalia.

O médico diz estar em constante busca pelo aprendizado. “Em Medicina, quando se pensa que se sabe de tudo, você cai do cavalo. O conhecimento requer aprendizado contínuo”, ensina. “Ao longo da vida, por meio de um aprendizado constante, conseguimos melhorar os conhecimentos sobre a aplicação do ultrassom nas doenças”, acrescenta Hamilton Julio.